quinta-feira, 24 de março de 2011

A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO

Hoje na sociedade, há mais pessoas com dificuldade em aprender aquilo que a sociedade exige delas, pois não exige apenas em aprender cada vez mais coisas, mas também aprender de outra maneira, em novas formas de aprendizagem e de adquirir o conhecimento.
A escola não pode ignorar as tecnologias da informação que estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, tornando necessárias novas formas de alfabetização. Para isso exigem-se maiores capacidades e competências cognitivas.
Vivemos na era da incerteza, onde é necessária aprender a conviver com a diversidade, com as várias interpretações de todas informações para a partir disso criar um ponto de vista. A educação não pode mais ensinar conhecimentos ou verdades acabadas, deve ajudar a construir o ponto de vista diante de tantas verdades parciais.
O sistema deve formar cidadães mais flexíveis, eficazes e autônomos, capazes de enfrentar as demandas da aprendizagem. Para que as exigências da nova sociedade da aprendizagem sejam eficazes, não só é necessário mudar as formas de aprender dos alunos como também mudar as formas dos professores ensinar.

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